terça-feira, 17 de julho de 2012

Semana de Formação Pedagógica

Nesta semana, de 16 a 20 de julho, acontecem as formações pedagógicas dos Professores Municipais.
A abertura dos trabalhos, foi na segunda-feira, através de um seminário que acontecu no salão evangélico de Ernestina,. participaram cerca de setenta professores da rede Municipal e Estadual.
A organização do evento foi uma parceria realizada entre Secretaria Municipal de Educação e Direção da Escola Estadual de Ensino Médio raimundo Corrêa, pois entendemos que a Educação acontece quando os professores, municipais e estaduais trabalham unidos.
Uma das questões bastante discutidas do ambiente escolar é a avaliação, pois tem sido um aspecto bastante problemático na prática pedagógica,  apesar     de ser uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão não tem sido muito clara.
Ela vem sendo utilizada ao longo das décadas como atribuição de notas, visando a promoção ou reprovação do aluno. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado. Um exemplo disso, é a  Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, que garante a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

 

O tema AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA, trabalhado pela parte da manhã, pelo Profº  de Cultura Religiosa , Elton Fischer, formado em Teologia  pela ULBRA e Cent Seminário de St. Louis/USA, fez especialização em psicologia da Educação  e atualmente está cursando Mestrado em Ciências da Educação, veio a acalhar. foram váriuos aspectos abordados, dentre eles algumas considerações relevantes sobre formas de avaliação.
À tarde o tema trabalhado foi INCLUSÃO NA ESCOLA,  com a psicóloga Gabrielle Magman, que atualmente trabalha no Posto de Saúde em nosso Municípío.
Gabrielle explanou a respeito das leis sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais nas turmas de classe regular e em seguida formou grupos, onde cada grupo  teve que analisar um caso de aluno, proporcionando a discussão sobre os reais encaminhamentos que devem ser realizados pelas escolas, sejam eles de cunho pedagógico ou não. Durante a conversa, a psicóloga colocou-se a disposição para desenvolver um projeto nas escolas que possa contribuir com as dificuldades dos professores, pois estes, colocaram que tem muita dificuldade e que muitas vezes são eles que necessitam de um apoio para saber se de fato algumas decisões que são tomadas são as corretas.
 Nos demais dias os professores se reúnem nas escolas juntamente com a direção e coordenação pedagógica, para avaliar o PPP, realizar os planejamentos e rever os projetos realizados em parceria com o Programa a União Faz a Vida.

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